sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Léxico nordestino

Dia desses eu tive um ataque de bobeira, não por falta do que fazer: minhas férias acabaram e professor leva trabalho para casa sim, senhores. (Se eu faço o que tinha que fazer, é outra história, pula essa parte.)
Voltemos ao ataque. Minha amiga Nadja, ex-Bozolina, trabalha com gente de várias partes do Brasil e até do mundo, praticamente uma garota multinacional. E ela me vem com uma história de que tinha aprendido uma expressão nova com um técnico lá das terras de cima do mapa do Brasil, que, como diz meu pai, "onde não chove mas o mato é verde".
Eu sempre tive um verdadeiro fascínio pelo que chamo agora de "léxico nordestino". Lembra umas coisas que eu só ouvia dos meus avós, e que de vez em quando ainda ouço da minha mãe, das minhas tias, às vezes até minha irmã vem com umas expressões que me sinto como se estivesse "nas Paraíba". Pense!*
Quando Ná me vem com "butar buneco=aprontar confusão", tirei dos arquivos empoeirados de minha mente fálica dois endereços que acessei ainda nos tempos que trabalhava para a Aol: o dicionário de Cearês¹ e o dicionário de Pernambuquês². (Achei o de Paraibês também, mas não era completo como poderia ser. Humpf!)
Como diz a Garota Multinacional, eu perguntei ao oráculo (o Google), se estes sites ainda existiam e a-há! - eles ainda estavam lá. Vou ver se colo aqui algumas expressões mais absurdas e as que me arrancaram mais risadas.

Pílula-bufante - Batata-doce (Tá com gases presos? Uma pílula bufante resolve seu problema!!!)
Selada – Mulher virgem (Se vacilar, aqui em São Paulo, vira "Itaipava"...)
Bulida - Antônimo de selada, mulher que perdeu a virgindade. (Antes ser bulida que ser bundeira, ver significado abaixo)
Bundeira – Mulher que pratica sexo anal mas continua virgem: "Ela ainda não tá perdida, é só bundeira" (Gente, pára tudo!!! Ter 'termo técnico' para um caso tão específico! Depois eu é que sou louca! Eu sou normal, o mundo é que é estranho.)
Baitola - Homossexual masculino. A palavra tem origem na construção da primeira estrada de ferro do Ceará. O chefe da obra era um engenheiro inglês, muito afetado, que repetia "atenção para a baitola" se referindo a bitola - distância entre os trilhos. (O negócio é tão caprichado que tem até etimologia!)
Rebuceteio – Confusão; revide (De uso praticamente impossível por aqui. Imagina eu entrando numa sala de aula em pandemônio e esbravejar: "que rebuceteio é esse???" Pode até dar Conselho Tutelar. Eu, hein, sai fora!)
Quiprocó – Situação confusa, confusão (esse é mais bonitinho...)
Chei dos pau - Bêbado. (Sem comentários)
Fazer mal - Desvirginar. "Ele fez mal à moça". (Se o serviço foi caprichado, devia ser "fez bem", né?)
MÚSICA PRA QUEM TEM MÃE NA ZONA - Música brega. (Puta merda, essa expressão é grande utilidade!)
PENTEADEIRA DE PUTA - Enfeitado. (Esse é pra fechar. "Cuidado para não investir num visual muito over, você pode estar parecendo uma penteadeira de puta!!")

*Pense! - uma expressão paraibana que não apareceu em nenhum dos Dicionários e é uma interjeição de uma admiração que pode vir só ou acompanhada, tipo "Pense num cabra c'a mulesta-dos-cachorro!!"
1- http://www.pe-az.com.br/especiais/pernambuques.htm
2-http://www.mpinfo.com.br/phpBB2/viewtopic.php?p=65664&highlight=&sid=135274f779d7b98737ad52b319b74636

Por hoje é só pessoal! É para mim mesma esta cambalhota. Quem quiser pode assistir, quem quiser que conte outra!

Nenhum comentário: