terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

MetaBlogagem (ou Blog Literário uma ova!)

Calixto de Inhamuns, amigo e dramaturgo, um tremendo fanfarrão, andou dizendo que os Textículos era um blog literário, e não era elogio. Bem, o negócio dele é tirar sarro da minha cara, algo que me acostumei trabalhando com ele no mal-fadado grupo de teatro da Famosp-pi. Ele tira troça da cara de todo mundo. Isso, na verdade, me puxa para o textículo que eu imaginava há milênios para este "grande meio de comunicação em massa". O maravilhoso e obscuro mundo dos blogs.
A primeira vez que me sugeriram criar um blog, seria para publicar meus poemas, afinal eu sempre gostei de escrever. Fui olhar um blog de poesia. Achei um porre. Sou uma escritora medíocre orgulhosa. Se for para divulgar o que escrevo vendendo livros auto-editados na porta do MASP ou fazendo blog de poesia, melhor que a genialidade da dona dos textículos seja reconhecida postumamente. É mais glamouroso. Não tenho, necessariamente, nada contra quem vende seus livros na porta do MASP ou possui blogs "literários". Só não me imagino me levando a sério fazendo essas coisas, porque eu, tanto quanto o Calixto, não passo de uma fanfarrona.
Nunca gostei muito de blogs. Como assim, confissões pessoais na rede? Se for para fazer isso, sempre preferi o diário de papel, como ainda o tenho. O prazer é outro, mesmo que não haja segredos invioláveis a serem descobertos. Tudo que um diário quer é ser revelado, mas sem alardes.
O primeiro blog que eu conheci e que realmente valia a pena gastar um tempo lendo era - e ainda é - o "Homem é tudo Palhaço" (link em Blogs Camaradas). Pelo tema, pelo estilo das Donas do Circo e pelo furor machista que ataca os palhaços que não passaram com louvor nos exames finais do curso de Palhaço por correspondência com o Arrelia. Tive até meu circo particular e genérico, a Palhaçoterapia. Bibi e Éder que o digam, estrelaram junto comigo neste picadeiro que foi desmontado há algum tempo.
O fato de eu ser avessa a blogs não significava, necessariamente, resistência à idéia de criar um. É que eu só faria quando eu realmente estivesse com vontade, o que aconteceu só agora. E junto comigo, como bem apontou Forest, amigo e vizinho, "agora toda Velha Guarda da Vila Souza resolveu criar o seu blog ao mesmo tempo, sem ter combinado nada". Fui conferir e fiquei muito satisfeita porque todos são radicalmente diferentes um do outro. Okcomput3r lança olhar sobre questões contemporâneas e ciberculturais e faz isso muito bem; Ambiente Urbano discute questões ambientais e o autor tem propriedade para falar do assunto (é biológo, em vez de mais um ecochato que não sabe diferenciar uma lesma de uma taturana); e o Tio-Zé começou com a genialidade do Leonardo Da Vinci e não sei o porquê dele ter parado de postar, o que achei uma pena, mas ele me prometeu que voltará. E ainda há outros blogs que estão merecendo uma visita mais apurada.
Como se pode ver, demorei mas entrei de sola. Não contente com os Textículos, solitários e onanistas, entrei num menage-à-trois blogueiro. Eu, Nadja e Raiter (doravante denominadas, Macabéa, Bozolina e Dulcinéia Doe) topamos uma sacanagem. Vem aí As Aventuras Macabeuzas, para entrar nos anais da história como o blog anônimo e sem relevância mais macabéico da Rede!


5 comentários:

Unknown disse...

Dindi Maca Doe,
Cara, me diz onde você pulou seu anti-carnaval que eu vou lá beber dessa pinga. Bravo! Bravo! Bravo!
Beijos, Bozolina.

Tiagão disse...

Mais uma vez parabéns!!!!
Estou dndo gargalhadas hhahahahahhahahsdhga, adorei seu jeito meio ácido haubhaha

Frida f5 disse...

Gazela é mesmo um lord. Meio ácido? Só vc pra me consolar amigo! kkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Saudaçoes macabeuzas! Ainda bem que esse post não conta que subornamos você para fazer a propaganda. E viva a família Doe Brow! Devo ficar feliz porque ainda não criei a obsessão de ganhar o Pulitzer que ronda minha família?

Dulcibeijos pra você.

Luiz disse...

Ei, obrigado pela resenha do OKCOMPUT3R. O Blog como sempre está impagável.